Agência Par Ideal – agência de namoro e casamento de Curitiba-Brasil

Você é um bom ouvinte?

Você já se perguntou se você é um bom ouvinte ou como você pode melhorar nesta área? Aqui estão oito passos, adaptados do livro As 5 Linguagens de Amor Edição de Singles, para se tornar um bom ouvinte.

  • Mantenha contato visual quando estiver ouvindo alguém. Isso impede sua mente divagar e comunica que a pessoa tem toda a sua atenção. Evite revirar os olhos com nojo, fechar os olhos quando eles parecem passivos agressivos, olhando por cima da cabeça, ou olhando para seus sapatos enquanto eles estão falando.
  • Não se envolva em outras atividades enquanto estiver ouvindo outro indivíduo. Lembre-se, tempo de qualidade está dando a alguém sua atenção total.
  • Ouça por sentimentos. Pergunte a si mesmo: “Quais são as emoções dessa pessoa agora?” Quando achar que tem a resposta, confirme. Por exemplo, “Parece que você está se sentindo decepcionado porque eu esqueci…” Isso dá à pessoa a chance de esclarecer seus sentimentos. Ele também comunica que você está ouvindo atentamente o que eles estão dizendo.
  • Observe a linguagem corporal. Punhos cerrados, mãos trêmulas, lágrimas, sobrancelhas franzidas e movimento dos olhos podem lhe dar pistas sobre o que a pessoa está sentindo. Às vezes, a linguagem corporal fala uma mensagem enquanto as palavras falam outra. Peça esclarecimentos para ter certeza de que você sabe o que a pessoa está realmente pensando e sentindo.
  • Recuse-se a interromper.
  • Faça perguntas reflexivas.
  • Expressa compreensão. A pessoa precisa saber que foi ouvida e entendida.
  • Pergunte se há algo que você possa fazer que seria útil. Observe que você está perguntando — não dizendo — à pessoa o que ela deve fazer. Nunca dê conselhos até ter certeza que a outra pessoa quer.

Trabalhe em uma ou várias dessas sugestões de cada vez, e você se conectará melhor com os outros e achará suas conversas mais envolventes.

Fonte: 5lovelanguages.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima