Ter tempo para estar com a família em meio à agitada rotina que todos devemos cumprir diariamente é um desafio. A vida profissional e as tarefas domésticas são os principais concorrentes na disputa por algumas horas ao lado de quem amamos. Neste contexto, o equilíbrio entre as atividades do dia a dia e o tempo dedicado à família está se tornando um artigo de luxo. Por outro lado, o debate sobre a importância dos momentos de lazer e da convivência com os familiares para o bem-estar também vem ganhando destaque.
De acordo com um levantamento divulgado pelo jornal britânico Daily Mail, o tempo gasto com qualidade, com os familiares reunidos, é de apenas 36 minutos por dia. Ao longo do ano, apenas 15 dias propiciam este tipo de contato. Para a pesquisa, foram entrevistados quase dois mil adultos.
Para grande parte das famílias, os finais de semana, feriados e datas comemorativas ajudam a manter viva a proximidade. Mas mesmo no dia a dia, vale reservar um tempinho para momentos especiais. Seja para um café da manhã junto com o par ideal ou para ler com as crianças antes de dormir. Somados, estes programas, que podem parecer simples, são os que acabam fortalecendo os laços com quem é realmente importante em nossas vidas.
Estabelecer quais são as prioridades é o primeiro passo para fazer escolhas. Se você sente que precisa estar mais com sua família, aproveite o clima de confraternização que toma conta do mês de dezembro para uma avaliação pessoal. A família é importante para você?